16.5.06

Timor-Leste: CPLP reúne Comité de Concertação para analisar situação no país

Lisboa, 11 Mai (Lusa) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne na próxima semana o Comité de Concertação Permanente para analisar a tensão vivida em Timor-Leste nos últimos dias, anunciou hoje o secretário executivo da organização. Segundo Luís Fonseca, que falava à margem de uma Conferência Internacional sobre Trabalho Infantil no Mundo de Língua Portuguesa, a decorrer em Lisboa, toda a comunidade está apreensiva com os últimos acontecimentos e com o facto de existirem indícios de que as perturbações podem continuar.
"O secretariado está a tentar acompanhar a evolução da situação e iremos reunir na próxima semana o Comité de Concertação Permanente para analisar a situação e tomar uma posição pública sobre isso", disse. O Comité de Concertação Permanente é um dos órgãos da CPLP, integrado por representantes de cada um dos países membros da organização, que se reúne ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que necessário.
Timor-Leste vive actualmente um período de tensão depois de incidentes protagonizados por militares contestatários que se queixam de ser discriminados por parte da hierarquia das forças armadas.
Na sequência de confrontos entre militares contestatários e forças de segurança a 28 e 29 de Abril passado, em Díli, que provocaram cinco mortos, dezenas de feridos e o êxodo de 70 por cento da população (cerca de 90 mil pessoas) da capital para as montanhas.
GC.
Lusa/Fim